04/12/2013

Relógio de pulso. Expressão de sentido errôneo, de cunho popular, consagrada pelo uso. A menção relógio de punho é mais precisa, preferível em registros técnicos, como se verifica naweb em milhares de exemplos:
 
A Sony está lançando, nos Estados Unidos, um relógio de punho com conexão à internet
 
Relógio de punho analógico quartz
 
A polícia apreendeu dois celulares, uma balança de precisão, a quantia de R$ 300, um relógio de punho, um cordão de ouro com pingente...
 
A empresa Timex o relógio de punho Timex Expedition WS4 para aventureiros e praticantes de esportes.
 
Em rigor anatômico, punho e pulso são entes distintos, como se pode confirmar nos dicionários médicos. Punho é a parte do membro superior entre o antebraço e a mão (Aurélio, 2009). Pulso é batimento sanguíneo sensível em várias partes do corpo incluso o punho (Aurélio, idem).  
 
Em rubrica eletrônica, pulso indica mudança abrupta e momentânea em corrente ou voltagem ou outra grandeza elétrica que se encontre em um nível constante; impulso (Houaiss2009). Nesse caso, existem de fato os relógios de pulso, isto é, relógios eletrônicos chamados popularmente de relógios digitais, em que se usa energia elétrica procedente de uma bateria de pequena carga, que produz pulsos elétricos de freqüência constante, um pulso por segundo, que mostram as horas em um visor de cristal líquido.  São também chamados de relógio de pulso elétrico, como se verifica em milhares de registros na web.
 
Em comunicações, informais justifica-se usar expressão "relógio de pulso", pois é assim que "todo mundo diz",. Mas em referências científicas ou técnicas, convém acolher os nomes adequados. 
 
"Se a precisão da linguagem é necessária a todos, ela é imprescindível aos pesquisadores e cientistas, já que a imprecisão é incompatível com a ciência" (Saul Goldenberg,www.metodologia.org, p. 5).
 
Simônides Bacelar
Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário