11/12/2013

Psiquiátrico

Em rigor sêmico e em sentido próprio, psiquiátrico significa relativo a psiquiatria e este nome significa atividade (ia) médica (iatros) da psique (humana no caso). Psiquiatra quer dizer literalmente médico da psique, mas na prática, médico que se ocupa do diagnóstico, da terapia medicamentosa e da psicoterapia de pacientes que apresentam problemas mentais como está nos dicionários.
.

É natural da língua comum ou geral haver modificações figurativas ou por extensão dos nomes. No entanto, em redação científica ou por escolha própria de um autor, pode-se usar esses termos em suas denotações ou sentidos próprios sem ser necessário usar orientações pernósticas, puristas, com uso de preciosismos ou empolamentos. Exemplos:

Consultei um psiquiatra (em lugar de médico psiquiatra, expressão redundante).
Psicose é uma psicopatia (em vez de doença psiquiátrica, que etimologicamente vai significar doença do psiquiatra),
Manifestações psico e encefalopáticas ou até psicossomáticas (em lugar de sintomas psiquiátricos, que também se refere a sintomas do próprio psiquiatra).

Infelizmente inexiste o nome psicoencefalopatia em referência a distúrbios psíquicos decorrentes de doença encefálica, casos comumente submetidos a cuidados psiquiátricos.

Não é errado usar formas populares, figurativas, por extensão ou de sentido implícito em que se diz uma coisa que significa outra, pois essa é a natureza própria de todas as línguas e todas as formas são patrimônio do idioma e têm seu valor. O que se questiona é o uso técnico ou científico de nomes imprecisos, imperfeitos como termos preferenciais, sobretudo por imposições que possam impedir aperfeiçoamentos que seriam benéficos aos usuários que adotem essa orientação.

Simônides Bacelar

Brasília, DF .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário