11/12/2013

Ardor – ardência

Em medicina, ardor à micção é de longe a expressão mais usada em cotejo com ardência à micçãoou dor à micção  como se verifica nas páginas da web. É curioso observar que ardor tem sentido próprio de sensação de calor forte e, por extensão, sabor picante de certas substâncias. Em sentido figurativo, amor intenso, paixão, entusiasmo, energia, qualidade do que brilha ou fulge conforme  se vê em dicionários de envergadura como o Houaiss e o Aurélio. Relacionada a queimor, sensação de queimadura. Do latim ardor, calor, quentura, ímpeto, sentimento violento (Houaiss, 2009).

Ardência é sinônimo de ardor, mas seu sentido próprio é qualidade do que arde ou queima, do que fica em chamas. Também em sentido figurativo, vivacidade, entusiasmo.

Tais sentidos figurativos  poderiam provocar acepção ambígua, por exemplo, da expressão urinar com ardor, de sentido duplo,  em comparação com urinar com dor, de sentido exclusivo. 

Assim, ardor e ardência têm sentidos conexos a sensação de quentura ou queimadura causada por forte calor procedente do fogo ou de outra fonte produtora de calor semelhante. A expressão dor à micção é mais apropriada pela definição de dor em medicina, de sensação desagradável, produzida pela excitação de terminações nervosas sensíveis, em sentido amplo, independente da fonte causadora.

A sensação de queimor é também devida a sensibilização de terminações nervosas, mais conexa ao fogo. A dor é conexa à própria sensação nervosa, em acepção geral, o que lhe dá tecnicamente a preferência de uso, sem significar que as duas outras expressões sejam discriminadas, tendo em vista o uso e a clareza de significação de ambas no contexto em que são utilizadas. Trata-se apenas de uma atenção ou opção ao aperfeiçoamento dos usos em registros técnicos. 

Simônides Bacelar
Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário