14/10/2013

Ovos estralados, estalados ou estelados

São nomes referentes a ovos fritos não mexidos. Se diz “ovos estrelados” por analogia a estrelas. Segundo Victoria (Dicionário de dificuldades, erros e definições de português,1956), designa o ovo que depois de frito toma a forma de estrela. Segundo Cegalla (Dic. de Dificuldades da L. Port., 2009), o adjetivo correto éestrelado e cita um exemplo de ovos estrelados em Graciliano Ramos.

No entanto, estralar é forma variante informal de estalar (Proença Filho, Por Dentro das palavras da Nossa L. Port., 2003, p. 113)dar estalos ou estralos como ocorre ao fritar ovos, o que justifica as formas ovos estralados ou estalados. O Houaiss dá estalar como equivalente a frigir ovos, um regionalismo brasileiro. Afirma Sacconi (Não erre mais, 2010) que o povo diz estalados por ouvir estalos assim que os ovos caem no óleo quente da frigideira.

O Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (2001) traz estralar como produzir ruídos secos, agudos e repentinos, dar estalos, o mesmo que estalar. Dicionários de referência como o Houaiss (2009) e o Michaelis (1998) dão o verbo estralar com remissão a estalar, com o que indicam ser esta última a forma preferencial.

São cognatos dicionarizados estraladeira, estralador, estralante, estralejar.  O Volp (Vocabulário Ortográfico, Academia Brasileira de Letras, 2009) dá registro oficial de estralar, estralo, estralada, estralado, estraladeira, estralador, estralante, estralejado, estralajamento, estralejante, estralejar, estralejo, bem como estalar, estalado, estalador, estaladura, estalante, estalo, estalido, estalir.

A origem é questionável. A etimologia mostra o termo astella, do latim vulgar ouastela, diminutivo de astula, pedaço de madeira, lasca, cavaco (Houaiss, 2009).

A justificação com a forma de estrela é questionável, pois ovos fritados tomam a forma circular, diversa da forma ciscundada de raios luminosos, comumente figurados como projeções em ângulos agudos à forma de uma estrela do mar.

Aos que preferem fugir a questionamentos, pode-se dizer ovos fritos.

Em medicina, a ingestão de ovos tem sido ligada ao aumento do teor orgânico do colesterol e a doenças cardiovasculares. Mas há controvérsias.
Em artigo publicado em 2013, pesquisadores da Universidade de Minnesota, EUA, acompanharam 9.734 pessoas de 25 a 74 anos durante duas décadas e demonstraram não haver relação entre o consumo regular de ovos e o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Mas as frituras continuam como causa de doenças se consumidas com exagero por pessoas sedentárias.

Em outra publicação pela Universidade Estadual de Kansas, nos Estados Unidos, destaca-se um fosfolipídeo, ou lecitina, existente nos ovos, que dificulta a absorção do colesterol pelo intestino. De acordo com o estudo, o próprio ovo fornece um antídoto natural para evitar hipercolesterolemia adquirida(fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/ovo-nao-aumenta-taxas-colesterol-ajuda-perder-peso-753706.shtml).

Ovos devem fazer parte da dieta como importante fonte de proteínas. Ovos fritostêm mais calorias, maior teor de gorduras totais e colesterol. Usa-se com pouco óleo e frequência moderada. Em regimes dietéticos preferencialmente se programam ovos cozidos.

Simônides Bacelar
Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário