07/10/2013

Agudo – crônico 

A fase aguda de uma doença compreende o período de até dois meses (Céu Coutinho, Dic. Médico Enciclopédico, s.d.; Larousse Medical Illustré, 1971). A maioria dos dicionários e compêndios de semiologia não define o tempo em que um a doença deixa de ser aguda para ser crônica. Referem algo vago como “curto período” para a fase aguda e “longo período” quanto à fase crônica.

Por motivo de acuidade científica, didática ou administrativa é necessário assentar alguma uniformização. Em medicina, é impróprio referir agudo por súbito, intenso, ou crônico por prolongado em relação a condições que não sejam duração ou fase de doenças ou manifestações destas (N. Spector, manual para redxação de teses..., 2001, p. 69), como diálise crônica, nutrição parenteral crônica, uso crônico de medicamentos, tratamento crônico, usuário crônico de drogas, desejo agudo de urinar, mudança aguda de comportamento.

Literalmente, crônico quer dizer relativo ao tempo, do grego, khronós, tempo, o que se dá como sentido próprio em dicionários como o Aurélio (2009) e outros usos dixionarizados, como persistente, inveterado, entranhado (Aurélio, 2009).

Simônides Bacelar
Hosp Univ de Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário