25/09/2013

Urge-incontinência

Neologismo não averbado no léxico, para exprimir urgência em urinar associada a incontinência urinária. Também se escreve urgeincontinência e urge incontinência. Frequentemente é tradução (anglicismo) do termo inglês urge incontinence: “Urge incontinence involves a strong, sudden need to urinate immediately followed by a bladder contraction, resulting in an involuntary loss of urine.”. “Urge incontinence is most common in the elderly.”.

Nesse idioma, em medicina, urgency significa impulso irresistível e súbito para urinar (Dorland, Dic. Méd. Ilustrado, 1999). Em português, urgência não tem esse sentido exclusivo, como ocorre em inglês. Diz-se urgência urinária, expressão registrada por L. Rey (Dic. de Med. e Saúde, 2003), uma vez que, em nosso idioma, urgência significa qualidade do que é urgente, isto é, que urge, que é necessário fazer imediatamente, como está nos dicionários da língua portuguesa.Urge é termo registrado no VOLP, espécie de peixe pequeno, (como se registra no Magno Dic. Bras. da Língua Port., s.d.).

Mas existe o prefixo urg- indicativo de impelir, apressar, como se vê nos compostos urgibilidade, úrgico, urgidor, urgível (Houaiss, 2001). Do latim urgere, apertar, impelir, apressar, a forma normal como antepositivo é urgi-.

Assim, as formas urge incontinência e urgeincontinência são inadequadas de acordo com as normas gramaticais para prefixos; a primeira pela separação do antepositivo urge do vocábulo incontinência,e a segunda por sua forma de abreviação de urgência, urge, em lugar do prefixo normal urg(i)-, de origem latina.

Por conseguinte, pode-se escrever urgincontinência, como se pode verificar na literatura médica, inclusive urgincontinence em textos de língua inglesa presentes na rede mundial de computadores. É termo útil em urologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário