04/09/2013

Necropsia branca poderia ser um termo técnico?

Necropsia branca é um termo usado para indicar, em medicina legal, ausência de achados que poderiam explicar a causa da morte. Exemplo: Durante uma necropsia, excepcionalmente pode ocorrer uma situação em que o indivíduo, vítima de morte súbita, não apresente registro de antecedentes patológicos, nem lesões orgânicas evidentes, além de não apresentar manifestações de agressão violenta. Esse fato registra informalmente o que se chama de "necropsia branca" (Alencar e cols. J. Bras. Patol. Med. Lab., vol.46, n.6 , p. 495, 2010).

A expressão necropsia branca tem cunho coloquial, popular. Está registrada no Dicionário de Medicina Legal, de Manif Zacharias  e cols., 1991. Seu uso é tradicional e tem legítimo valor, mas é questionável por ser imperfeito como nome científico. Em cirurgia, por exemplo, a expressão laparotomia branca passou a laparotomia não terapêutica, que é usada em relatos técnicos e científicos formais. Por comparação, talvez o nome necropsia não diagnóstica possa estar mais em conformidade com uma expressão técnica científica do que necropsia branca, já que descobrir as causas de uma morte é a principal razão de ser das necropsias, o mesmo, creio, que fazer diagnoses das condições que motivaram a morte do indivíduo cujo corpo se examina.

Necropsia propedêutica ou não propedêutica podem também ser denominações de nota. Observa-se, porém, que propedêutica indica propriamente corpo de ensinamentos introdutórios ou básicos de uma disciplina; ciência preliminar, introdução, como se vê nos dicionários. Esse significado próprio lança questionamentos de necropsia propedêutica como nome preciso para designar a conduta. 

Considera-se, também, que diagnóstico de normalidade ou de anormalidade podem ser designações adequadas. A necropsia, de fato, é um procedimento de diagnose de normalidade ou anormalidade. Assim, se pode dizer necropsia sem achados anormais ou, se houver lesões no corpo examinado, um relatório descritivo pode ser elaborado sobre as anormalidades encontradas. Embora sejam prolixas essas   expressões, a primeira é mais apropriada que necropsia branca, uso que se pode até considerar como gíria. 

As nominações necropsia normal ou necropsia anormal produzem ambiguidades, já que, em rigor, normal significa estar de acordo com as normas, no caso, normas de necropsia,  e necropsia anormal seria procedimento realizado fora das normas que regem a realização de uma necropsia.  

Curiosamente, o nome branco procede do idioma germânico antigo, blanck, (blank em alemão atual)  com o sentido de brilhante, reluzente (Houaiss, 2009), o que explica o termo arma branca, já que facas, punhais, espadas, facões e outros cutelos do tipo são metálicos e brilham.

Em suma, diante dessas várias possibilidades de denominação técnica, pode-se frequentemente evitar dizer necropsia branca em relatos científicos formais, embora seu uso possa ser justificado por ser corrente e até consagrado. 

Simônides Bacelar
Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário