09/09/2013

Escoriação

É muito comum usar escoriação para se referir a feridas superficiais.  Nos dicionários em geral, escoriação significa ferimento, esfoladura, ação ou efeito de escoriar, causar ferida superficial. Se soubermos o significado próprio dessa palavra, vamos ver que este é um pouco estranho para se referir a feridas.

Sua origem é grega, de skoria, de skorskatos, excremento, que passou para o latim como scoria, fezes (restos) de metal, daí escoriar ter significado de limpar os metais e extrair deles a escória, cujo sentido próprio atual é resíduo silicoso obtido da fusão de certas matérias, como a hulha. Em sentido figurado, é a parte mais desprezível de algo; coisa ou indivíduo reles, desprezível, como se verifica nos dicionários. Esse sentido aponta a pele removida por arranhaduras como escória, conexo a excremento, uma condição ilógica, que parece depreciar a pele, um órgão nobre, embora seja uma analogia compreensível.

Mesmo assim, o sentido de escoriação como ferida superficial está consagrado. Se quisermos usar nomes mais aperfeiçoados em casos de redação científica formal, por exemplo, há alguns sinônimos que poderíamos considerar a depender do contexto: abrasão (ferida abrasiva) arranhão, arranhadura, arranhado, esfola, esfoladura, esfolamento, raladura, raspão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário